Vamos falar de emoção?

Estivemos à conversa com a Carly Petracco e a Isabel Nunes da Your European Wedding Celebrant e colocámos-lhes algumas questões para melhor entender a importância de ter uma Celebrante de Casamentos e foi aí que percebemos que estávamos a falar de Emoção!

Porquê uma Celebrante de Casamentos?

Creio que o grande motivo pelo qual os casais escolhem um celebrante, deve-se ao facto de cada vez mais as pessoas procurarem algo único e personalizado que espelhe as suas personalidades, as suas crenças e o seu estilo de vida. Creio que as pessoas estão cansadas do modelo formatado das cerimónias convencionais. Daí, muitos casais procurarem os nossos serviços. Na Your European Wedding Celebrant, trabalhamos previamente e individualmente com cada casal no sentido de criar uma cerimónia totalmente única e personalizada para cada um deles, e é isso que marca a grande diferença que faz com que o nosso trabalho se distinga pela positiva de uma cerimónia convencional celebrada por um padre ou por um conservador.

Que tipo de noivos vos procuram? Os noivos mais descontraídos ou os mais conservadores?

Maioritariamente, são casais mais descontraídos. No entanto, sinto que cada vez mais, somos mais procurados por todos os tipos de casais. Mesmo os mais conservadores, começam a estar abertos à ideia de contratar um celebrante, uma vez que este, pode ir facilmente de encontro a todos os seus desejos e expectativas. Um celebrante estará disponível para celebrar uma cerimónia num jardim, numa praia, num salão, num Iate ou até num balão de ar quente como já nos aconteceu na YEWC! Um celebrante poderá construir uma cerimónia num tom neutro, mas também poderá construir uma cerimónia num tom religioso, num tom espiritual ou até mesmo num tom cómico. Devido a este variadíssimo leque de possibilidades, creio que até mesmo os casais mais conservadores, começam finalmente a perceber que um celebrante poderá preencher muito facilmente as suas medidas.

É necessário, certamente criar laços e alguma empatia com os noivos. Nem sempre deve ser fácil, certo? 

Criar laços e empatia com os noivos, é sem dúvida fundamental. Uma vez que é um trabalho muito íntimo, é essencial que o celebrante se identifique e compreenda o casal e a sua relação para que consiga transpor de forma generosa o amor dos noivos para uma cerimónia. No entanto, para nós não tem sido difícil criar esses laços e empatia. Para se ser celebrante de casamentos, é necessário ter uma mente muito aberta, ser comunicativo e ser muito generoso. Se um celebrante tiver estas características, facilmente irá criar uma ótima relação com o casal logo no primeiro contacto. Se um celebrante não tiver estas características, então talvez seja melhor procurar uma outra profissão.

Como gerem todo o processo, desde o contacto até ao Dia tão esperado? 

O dia do casamento é tido como um dos dias mais especiais na vida de alguém. Normalmente, gera um enorme stress e ansiedade nos noivos. Enquanto celebrantes, a nossa função é acompanhar os noivos desde o primeiro contacto até ao dia da celebração para garantir de que a cerimónia está exatamente como eles desejam. A primeira entrevista é normalmente, um momento muito forte para o casal, porque os obriga a recuar no tempo e recordar como tudo aconteceu e a refletir na razão pela qual se estão a casar. Quando passamos para a fase de construção da cerimónia, é muito importante que o celebrante não coloque o seu ego na escrita. É por isso que falo tanto em generosidade! O celebrante tem de estar consciente de que escreve para o casal e não para si próprio, e terá de estar preparado para alterar a cerimónia as vezes que forem necessárias até que esta esteja exatamente de acordo com as expectativas dos noivos. Este é um trabalho contínuo, que começa desde o momento da contratação até ao dia do casamento, passando obviamente pelo ensaio, em que garantimos sempre a nossa presença.

A Celebrante de Casamentos substitui o registo civil, ou seja, também é conservador ou este tipo de cerimónias exige a presença de ambos?

Não. O trabalho de um celebrante não tem validade legal, é apenas simbólico. Normalmente, os casais fazem os procedimentos legais antes do dia da celebração. É possível incluir o conservador numa cerimónia deste tipo, no entanto, nós não aconselhamos. Estas cerimónias são por norma um momento muito íntimo e emotivo, e a intervenção de um conservador com o seu discurso burocrático, acaba sempre por quebrar o ritmo e o romantismo do momento.

Como caracterizariam o vosso trabalho em duas palavras?

ÚNICO e INESQUECÍVEL ❤

 

Ficaram curiosos?

 

1 Comentário

  • Margarida Dimas Folosa Posted 13 Maio, 2018 21:10

    Gostei imenso…um fantástico serviço para recomendar

Deixar um comentário / Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *